O Ebitda é um indicador bastante útil para investidores e empresários servindo para comparações entre as empresas.
Tradução: Ebitda significa Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
Ele permite que você conheça quanto a empresa está gerando de caixa considerando apenas as suas atividades operacionais básicas.
Geralmente quando você inicia um negócio, você pensa em uma operação rentável considerando as receitas e despesas normais, e no decorrer dos anos alguns aspectos começam a ficar complexos, com uma interferência real no caixa da empresa.
Portanto, o Ebitda exclui do cálculo de geração de caixa os impactos financeiros e os impostos, evitando distorções que não tem relação com as operações.
Qual a função do Ebitda?
Ele considera apenas o que a empresa gera de valor com a sua atividade fim, sem levar em conta as despesas com juros e empréstimos, por exemplo.
Se tornando o melhor indicador de produtividade e eficiência, permitindo que você descubra a realidade financeira da empresa e se ela está melhorando sua competitividade ao longo do tempo, podendo ser comparado com outros negócios.
No caso do Ebitda negativo, significa que a empresa não consegue gerar margem suficiente para cobrir os custos por meio da sua atividade operacional, então algum problema precisa ser identificado.
Utilização do Ebitda:
Identifica a eficiência e a produtividade da empresa
Capacidade de geração de caixa
Comparação de empresas de diferentes setores
É um indicador universal, então facilita a comunicação entre analistas
Recorra ao Balanço Patrimonial para:
Entender a real saúde financeira da empresa
Verificar se a empresa está endividada
Analise profunda para descobrir possíveis manobras contábeis
Variações de resultados inexplicáveis
Comments