Como calcular CMV, markup, margem bruta, custos variáveis e fixos.
- Evaldo de Oliveira
- 8 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de set. de 2020

O que é CMV?
CMV é o custo da mercadoria vendida. Significa aquele valor que você pagou ao fornecedor pelo produto que foi vendido.
Mas é necessário agregar outros custos para que se evite uma falsa margem de lucro, ou margem bruta.
Verifique o frete cobrado pela transportadora e defina um percentual médio.
Também tem o ICMS ST (substituição tributária) e o ICMS DIFAL (diferencial de alíquota).
Verifique também estes percentuais e acrescente tudo isso ao custo da mercadoria, para que o CMV fique com o valor real. Muitas vezes um aumento de vendas pode levar ao prejuízo no caso de erros de cálculo do CMV.
Tudo isso aparece nos campos da nota fiscal.
O que é Margem Bruta?
Margem Bruta é o que você obteve de lucro após o CMV e os impostos sobre as vendas.
È importante você saber o % de margem bruta, (que é calculado sobre a venda), pois essa margem é que vai possibilitar a contribuição para o pagamento das despesas fixas e o tão esperado lucro líquido.
O que é markup?
Markup é apenas o multiplicador para o cálculo do preço de venda.
Então se você compra por R$ 1,00 e vende por R$ 2,00, o seu markup é 2,0.
Mas isso não significa que você obteve 100% de lucro.
Isso é um grande equívoco, pois o lucro deve ser medido pelo conceito de margem bruta que expliquei acima.
Se você adotar o conceito de % de margem bruta sobre o preço de venda, estará considerando sua margem após o custo da mercadoria, fretes e todos os impostos.
É muito importante dominar este conceito, vale muito a pena.
Então quando você obtêm uma margem bruta de 40%, significa que você lucrou 40% sobre a venda, e se a sua venda total foi de, por exemplo R$ 100.000,00, teoricamente você obteve R$ 40.000,00 de margem bruta para depois deduzir as despesas fixas e saber o seu lucro líquido. Digo teoricamente porque você precisa ficar muito atento a diversos desvios que ocorrerão no meio da caminhada.
O que são custos variáveis?
Além do CMV, que é variável, existem outros custos percentuais como taxa de cartão, comissões, royalt (franquias).
O que são custos fixos?
Custos Fixos são aqueles que não alteram o valor, você vendendo pouco ou muito, ele será o mesmo. (poderá ter variações sim, mas nada que comprometa o seu planejamento. Porque em meses muito bom de vendas acabam surgindo algumas despesas adicionais.
Igual a um mantra, o custo fixo deve ser o mesmo, todo mês. Não permita que ele aumente sem uma boa razão.
O que é break-even ou ponto de equilíbrio?
O ponto de equilíbrio é o valor necessário de faturamento para que a empresa não obtenha prejuízo. Então é o faturamento para o lucro “zero”.