No varejo, o preço de venda deve levar em consideração os custos variáveis.
O preço que foi pago pela mercadoria, o frete, impostos e alguns percentuais que incidirão diretamente sobre a própria venda como taxa de cartão e comissões.
Se você pagou R$ 100,00 e quer vender por R$ 150,00, não significa que você lucrou 50%.
Pois, o imposto ( simples Nacional ), as taxas de cartão e comissões afetarão diretamente a margem bruta do produto.
Sempre é melhor você medir o percentual de margem sobre o preço de venda.
De uma forma bem simples, no caso acima, a margem será:
Venda: R$ 150,00
Imposto: R$ 12,00 No caso 8% - Simples Nacional
Taxas: R$ 4,50 Cartão 3%
Comissão: R$ 7,50 Comissão de 5%
CMV: R$ 100,00 Custo da Mercadoria com o frete.
Margem Bruta: R$ 26,00 ou 17,3%.
Neste exemplo, a margem bruta foi de 17,3%, considerando que tudo ocorreu bem, sem perdas ou custos adicionais.
E, caso seu comércio fature R$ 100.000.00, a sua margem bruta será de R$ 17.330,00.
Esta margem servirá para arcar com os custos fixos, como pessoal, aluguel e despesas gerais.
Conclusão:
Comece a calcular a margem bruta sobre o preço de venda, para que você obtenha uma noção de quanto ela irá contribuir para o pagamento das despesas e o lucro desejado.
Aqui no site, existe um app para facilitar o cálculo dos preços e margens.
É só localizar o botão chamado "clique lucro".
È gratuito, então vamos lá!
Localize a tela abaixo no site.
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